domingo, outubro 30, 2005

Medicamentos...livres??

Ora cá estamos novamente pessoal.Desta feita gostaria de vos comunicar um assunto que me intriga desde a anormalidade proferida e executada pelo ministro da saúde António Correia de Campos.O seu apelo para a alteração do regime da actividade farmacêutica,para permitir a venda de medicamentos de venda livre ou que não necessitam de prescrição médica, fora das farmácias foi aceite pelo Conselho de ministros.Como tal, medicamentos como a aspirina poderão ser agora vendidos em hipermercados e gasolineiras com especialistas em coçar a micose(para não proferir outro termo).Há determinados medicamentos que necessitam de condições específicas e que se podem tornar tóxicos caso haja mudança de determinados factores como a temperatura.Na Inglaterra,casos de intoxicação aumentaram com a venda de medicamentos não sujeitos a receita médica.

Óbvio que o sr António Correia de Campos não prestou atenção ás estatísticas e pensa assegurar assim o conforto e a segurança dos medicamentos para a população.

Decidiu como já se tinha dito,que determinados medicamentos seriam vendidos em hipermercados e gasolineiras.Ora já estamos a ver uma situação em que nos deparamos com um cenário hilariante em que por exemplo chegamos a uma bomba de gasolina nos arredores de uma cidade e nos deparamos com um chefe sem 3 dentes da frente e com um frigorífico todo alterado com medicamentos ao monte(como aquelas sapatarias do leve 2 pague 1 com chinelos e sapatilhas ao molho).”Olhe a minha mulher está com uma dor de cabeça insuportável” e responde-nos ele a coçar o rabo:” Ora temos ali a aspirina que se bota num copo e marcha logo lá para dentro”.É como no anúncio do queijo Limiano.Pelo amor de Deus..álem de se necessitar de condições específicas,são necessários técnicos com formação especializada para acompanhar os utentes de modo a acompanhar os seus problemas.Tenhu-o dito!

Para o sr António Correia de Campos aqui vai mais um ovo mole…

17 Comments:

At 8:37 da tarde, Blogger André Cardoso said...

Ora aki está o bastos a defender o seu negócio...axu mt bm...temus de defender o k é nosso...mas n concordo ctg...esta medida vem acabar km o monopólio das farmácias....com esta medida vao.s poder praticar preços mais baixos k influem mt na vida dos nossos reformados que deixam fortunas nas farmacias ganhando reformas miseraveis...concordo ctg qd dizes k a venda deve ser feita por pessoal km o minimu de de formaçao mas concordo inteiramente km a medida...um abraço pa ti e uma barrica de ovos moles po paulo bento...e k seja taum bm km o peseiro...:P

 
At 8:51 da tarde, Blogger Bastos said...

ta certo...samos livres d exprimir a opinião sr.cardoso =) disponha sempre!

 
At 8:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora ai está! Subscrevo o que disse sr. Baston!
Quanto ao sr. Cardoso, quando diz "esta medida vem acabar com o monopolio das farmacias(...)vao-se praticar preços mais baixos que influem mto na vida dos nossos reformados que deixam fortunas nas farmácias", deixe-me dizer-lhe que o que disse está completamente errado.Os tão afamados tipo de medicamentos de que normalmente as pessoas idosas necessitam não serão vendidos em hipermercados ou gasolineiras porque necessitam de prescrição médica e consequentemente têm que ser adquiridos numa farmacia.

 
At 9:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou muito desinformado sobre o assunto, mas pelo que percebi os medicamentos q serão colocados à venda nao precisam d prescriçao medica, sendo assim nao vejo qual é o problema d estarem à venda, qual é a diferença entre ir à farmácia ou ao hipermercado, não arranjam o medicamento na mm??

 
At 9:53 da tarde, Blogger Bastos said...

ora respondendo à pergunta do sr.eliotxi digo.lhe o seguinte:de facto o preço nos hipermercados e nas farmácias é o mesmo.Agora nas farmácias encontram-se técnicos especialiados que se encontram a par das situações e podem avaliar o estado e a capacidade do utente.Na Inglaterra houve vários casos de pessoas que morreram devido a intoxicações e muitos desses casos pode-se dizer graças a este método.Uma pessoa pode sofrer de úlceras que podem ser problemas estomacais ou intestinais e que com a junção de uma aspirina por exemplo pode agravar o problema e causar consequências de outro grau.De facto o preço é o mesmo mas um técnico que sabe proporciona maior segurança.

 
At 10:09 da tarde, Blogger Tommy Malone said...

Oh Cardoso.. vão baixar os preços dos medicamentos? Acreditas no pai natal? Vão baixar tanto como n subiram os impostos!
A venda livre em hipermercados e afins vai aumentar a procura e o preço de armazém vai subir em flecha, pq quem tem o monopólio são os laboratórios e n as farmácias (digo-o e sei pq a minha avó tem 1 farmácia).
1 Pequeníssimo Aparte: Para quem critica tanto o capitalismo, este governo parece demasiado interessado em enveredar por esse caminho.. ou será que colocar o monopólio de TUDO (desde medicamentos a combustíveis [sim, porque até já combustíveis lá há]) nas mãos de 3 ou 4 senhores que mandam em grupos tipo Carrefour S.A., Sonae e por aí em diante, com particular destaque para o 2º supracitado.
Vamos a ter juízo e, já que vai ter que durar 4 anos, o pessoal que se vá já mentalizando que isto vai ter que mudar, pq se os outros eram maus, estes são piores! (Particularmente o nacional-socialista que é o nosso [salvo seja] primeiro ministro que é um ditador da pior espécie [na altura certa a verdade se saberá, ou não como aconteceu com antecessores seus que agr têm a lata de se candidatar a cargos ainda mais "importantes"])
Sem mais de momento..
p.s.: PPD Sempre!!

 
At 11:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo inteiramente com o bastos e tb kom o tommy 1º pk prefiro um tecnico a atender-me do ke 1 desdentado e 2º pk os preços nnc vão baixar podem até sim aumentar o k ainda vai ser pior para o país!!
Continuem com posts destes tá mt fixe mm o blog.
Ah e já agr tb curti bué akilo d mandar os avos moles :P tá mt fixe
Abraços para tds

 
At 2:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ai xta. Este bastos bai dar grande escritor e comentador. Daki a unx anux ta na tvi a komentar o telejornal. Lol. Max ya konkordo ktg kom exa cena max axu k se ixu for em frente atao k kriem nux supermekados sitios kom especialistas e k xejam elex a venderam exes medikamentos. Hasta e daki a unx anux veju-t na tv. Lol
Fik bm

 
At 11:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ora aki esta o senhor bastos a defender a sua farmácia. Axo mt bem que o defendas mas nao concordo nem 1 pouco contigo.Axo muito bem que esses medicamentos que precisamos bastantes vezes se possam vender em mais locais do que so as farmacias. Ate porque ja deve ter aconteçido a muita gente ter que ir a meio da noite comprar comprimidos e so ter uma farmacia aberta o que eu acho incorrecto. Desde que os medicamentos estejam em locais estou inteiramente de acordo com a medida. Abraço cLipS

 
At 2:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e cá esta mais uma vez o nosso colaborador jonhs mac bastos a elaborar um texto de categoria..qlqer dia ficas melhor ko fernado pessoa pa =p bota gel na carola e acelera ;)

 
At 11:33 da tarde, Blogger Tommy Malone said...

cLipS, deixa-me só dizer-te que hoje em dia, da maneira que isto anda, muitos directores técnicos gostariam de ver as suas farmácias de serviço muito mais noites por semana.. E continuo a achar preferível que a venda de medicamentos seja exclusiva em farmácias que noutro tipo de estabelecimentos comerciais. Além disso, a maioria dos hipermercados fecham às 22:00, portanto à meia-noite iamos mesmo ter que ir à farmácia de serviço, ou à estação de serviço mais próxima que estivesse aberta. Como sabemos, as estações serviços localizam-se, na sua grande maioria, fora de grandes centros urbanos..
Fiquem-se

P.S.: Pensem também nos locutores de rádio que já têm que dizer aquelas cenas tipo rodapé bué de rápido.. agr além de "em caso de dúvida ou permanência de sintomas aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico", ainda viria o "o seu operador de caixa de hipermercado, operador de caixa da estação de serviço, merceeiro, talhante,.." (sim, pq qualquer dia até em mercearias querem meter medicamentos.. até ao dia em que acabarem com elas)

 
At 8:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é Joao, é verdade.. "Estamos" a viver numa sociedade que prefere o rapiod ao eficaz, e todos sabemos k fika mais facil chegar ali à BP e pedir uns comprimidos quaisquer de Paracetamol (para n m referir a nenhuma "marca" expecifica) e o dito sr. desdentado nos vende o produto sem qualquer conhecimento sobre o mesmo o que implica a falta de aconselhamento ao cliente..

 
At 9:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se passarem a vender medicamentos em qq sitio e sem a necessidade de receita medica (opiniao profissional) qual sera o objectivo da existencia de farmacias? Acho uma medida mas virada po capital do que pa saude.

 
At 11:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ta fx! conTinua a botar coisas destas! fazes bem Bastum
Vieir@

 
At 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12:18 da tarde, Blogger Bastos said...

bino ..n fikes nervoso..n e assim k vais pa nossa ekipa d inter-turmas =P

 
At 10:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

altus temas....axu mto bemmm.... e issu msmu!!
hum.... ja agr se keres sbr a minha opiniao (msmu se n kiseres eu dout =p) pur um ladu konkordu ktg... axu k e prexixu pessoas minimamente kualificadas k poxam akonxelhar e indicar us "doentes"... e axegurar as kondixoes minimas de armazenamente de medicamentus... mar por outru ladu kandu por exmplu estao as farmaxias tdas fexadas.... e estamus xeius de dores de dentes e a farmacia de servixu e nu krl mais velhu... loolll da geitu ter um sitiu mais pertu onde komprar u medikamentu msmu k pessoa k nos vende so saiba kuxar a mikose...=P

va bjaoooo **

 

Enviar um comentário

<< Home